Enem e ProuniTodos sabem que o ENEM e o ProUni estão ligados. O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo, que a partir da nota do ENEM oferece bolsas de estudos em universidades particulares àqueles que não podem pagar uma mensalidade de faculdade.

A quantidade de candidatos que fazem o ENEM atualmente aumentou e aumentará durante as próximas edições. Por isso, a luta por uma boa nota é imprescindível. Por isso, para usufruir do ProUni, o candidato deve possuir uma boa média no ENEM. A nota mínima para participar do programa é a de 400 pontos, que é uma média realizada a partir da nota da prova objetiva e a redação.

Porém, o requisito da nota mínima é apenas um dos pré-requisitos para garantir uma bolsa no ProUni. Além dela, o candidato precisa também:

– haver frequentado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, ou
– haver frequentado todo o Ensino Médio em escolas da rede privada de ensino com bolsa integral, ou
– haver frequentado todo o Ensino Médio parcialmente em escolas da rede pública e privada de ensinos, tendo bolsa integral na instituição privada, ou
– Portar algum tipo de deficiência, ou
– Ser professor de Ensino Básico, de escolas da rede pública de ensino, e que esteja exercitando sua função, no quadro de permanentes da instituição, concorrendo nos cursos de licenciatura, normal superior, ou pedagogia. Apenas neste caso, a renda familiar não é levada em conta.

Todos que estiverem concorrendo a bolsas de estudos em instituições particulares não precisam fazer o vestibular da instituição, fazendo, se preciso, apenas uma prova específica, sem a cobrança de qualquer taxa. Portanto, para quem quiser passar para aquela faculdade que tem o melhor curso e é paga, vale a pena tentar o ProUni, se você estiver encaixado nos pré-requisitos.

Para maiores informações sobre o Programa Universidade para Todos, acesse o site do ProUni ou ligue para o telefone 0800 616161.

Postado por Phelipe Moraes