O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio ainda não publicou seu edital deste ano, que deverá saindo este mês que vem. Logo que sai o edital, o ENEM abre suas inscrições para os candidatos que desejam passar para uma universidade, seja ela pública ou particular, e conseguir uma melhor carreira profissional.

Todo ano, ao abrir as inscrições, o ENEM cobra uma taxa de inscrição no exame, que tem um valor de R$ 35,00. Porém, nem todo mundo pode contribuir com essa taxa de inscrição. Por isso que no edital do ENEM, vem explicando como conseguir uma isenção da taxa de inscrição do ENEM.

Primeiramente, a isenção somente é concedida aos candidatos que comprovarem carência, ou seja, a não possibilidade de pagamento da taxa. Há também a isenção da taxa para os alunos que estão no terceiro ano do ensino médio e que estejam estudando na rede público de ensino.

Para quem já terminou o Ensino Médio e não tem como pagar, deve, obrigatoriamente, que declarar que estão em família de classe baixa, ou então fazer declaração de estar no momento em uma condição socioeconômica frágil.

Para fazer o pedido de isenção de taxa de inscrição, o candidato deverá no ato da inscrição, realizar uma solicitação, e apresentará diversos documentos pedidos. O pedido de isenção da taxa, pelo candidato para o ENEM, poderá ou não ser aceito, de acordo com a avaliação que será feita pelos avaliadores do ENEM.

Após fazer sua solicitação de isenção, o candidato terá de ficar acompanhando a sua situação de inscrição no site do ENEM. Se o pedido de isenção da taxa for negado, o candidato então terá de executar a emissão do boleto e realizar o pagamento da taxa, se quiser efetivar sua inscrição no exame.–

Postado por Phelipe Moraes