Enem o que caiUma das questões que pairam sobre a cabeça dos candidatos que fazem o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é que matérias vão cair na prova? Qual será o conteúdo dela? São questões que passam principalmente na cabeça de quem se prepara com antecedência. Como o edital só sai em abril, muitos não tem como saber qual será o conteúdo do exame.

Uma ótima forma de se estudar com antecedência sem saber o que cairá na prova, é estudar pelas provas anteriores, que você pode baixar pelo site do ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/index.html), e também dar uma conferida no edital do ano anterior. Dessa forma, você que quer se preparar muito bem, não precisa perder tempo.

Como são as provas do ENEM? Bom, elas são preparadas em perguntas de múltipla escolha, com cinco opções de escolha (A, B, C, D, E). O conteúdo é Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (inglês ou Espanhol, fica a escolha para o candidato), num total de 180 questões. Há também uma redação, dissertativa-argumentativa, visando uma análise crítica política, cultural ou social. Por isso, estejam atentos aos jornais e atualidade.

O ENEM é um exame cansativo, um motivo desse cansaço, é por conta da grande prioridade a qual o exame dá a leitura e boa interpretação dos textos. Geralmente há bastante recortes de jornais/revistas, textos publicitários e de internet, charges, que demandam uma grande atenção.

No exame, usualmente há quadros e imagens de obras de arte, ou citações sobre os movimentos literários do Brasil. Na parte das exatas, muita concentração é necessária para os grandes cálculos, tais quais volume, força, área, perímetro, velocidade, etc, sempre relacionados ao cotidiano. Partindo para a química e a biologia, temos perguntas sobre os fenômenos naturais, saúde e textos científicos. Já na área das humanas, temos história geral e história do brasil, e fenômenos da geografia, avaliando a compreensão do candidato a respeito da sociedade, da política, economia e cultura.

Portanto, é essencial que o candidato se prepare bem, e estude desde já, e sempre se mantendo atualizado a respeito do mundo. Isso trará um ótimo resultado não só na parte objetiva do exame, mas também na redação. Boa sorte!

Postado por Phelipe Moraes