Oficial: Inscrição Enem 2013 e informações. Notícia oficial sobre o Enem 2013: Confira tudo o que já foi divulgado sobre a prova. Inscrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para o Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições abriram no dia 13 de Maio e poderão ser feitas até 23:59 do dia 27 de Maio através do site oficial do MEC.

A taxa de inscrição no valor de Trinta e Cinco Reais (R$ 35) poderá ser paga até o dia 29 de Maio (Dois dias após o término do prazo das inscrições. A prova será aplicada nos dias 26 e 27 de Outubro (Sábado e Domingo).

Segundo o MEC, mais de seis milhões de candidatos deverão se inscrever no Enem 2013 com o intuito de conseguir vagas em universidades e institutos federais de ensino superior. Em 2013, o ministério da educação declarou que existirá maior rigidez na correção das redações do Enem e também maior investimento na segurança com o intuito de evitar irregularidades.

O Enem é cada vez mais aceito pelas universidades públicas e o ministério da educação já declarou que o intuito é, um dia, unificar o vestibular em todo Brasil utilizando apenas a prova do Enem.

Confira o Cronograma do Enem 2013, ou seja, quando ocorrerá cada etapa:

Período de inscrições: De 13/05 até 27/05 de 2013 ás 23:59.

Taxa de inscrição: R$ 35

Aplicação das provas: 26/10 (De 13 até as 17:30) – Ciências humanas e Ciências da Natureza e 27/10 (De 13 até as 18:30) – Linguagens, matemática e redação.

Gabarito: Até o dia 30/10.

Resultado: Ainda não divulgado, mas provavelmente em Dezembro/Janeiro.

Um dos principais usos do Enem é o “PROUNI” – Programa universidade para todos, que é um programa do governo federal, que cede bolsas em universidades privadas.

O Enem é usado ainda para solicitação de financiamento estudantil pelo “FIES” e também para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. (Para maiores de 18 anos).

Inscrição: Como fazer a sua inscrição do Enem 2013:

As inscrições são feitas através do site do inep. Ao se inscrever o candidato deverá preencher o número de seu CPF e RG. Candidatos com necessidades especiais terão que especificar a condição ao se inscrever. O Enem terá provas diferenciadas e situações aplicáveis às especificidades, como por exemplo intérpretes e mobiliários próprios e acessíveis. Em 2013 também existirão duas opções para tamanho das letras dos cadernos de questões. (Existirão opções de fonte tamanho 18 e 24 com figuras proporcionalmente ampliadas)

Estudantes internados que recebem aulas em hospitais terão a oportunidades de fazer a prova no hospital, caso declarem tal necessidade no ato de inscrição.

Alunos que quiserem utilizar o Enem para conquistar o diploma do ensino médio, antigo segundo grau, deverá escolher uma das instituições certificadoras para que esta esteja autorizada a receber seus dados e resultados de prova. Para conquistar o diploma de conclusão do ensino médio somente fazendo o Enem o candidato precisa tirar nota igual ou superior à 450 em todas as competências da prova e nota 500 na redação.

Isenção:

A isenção do pagamento da taxa de matrícula poderá ser solicitada ainda no sistema de inscrição, e é necessário estar atento(a) para a resposta da solicitação. Se esta não for cedida, deverá ser paga a taxa de inscrição.