Dicas para o Enem 2012O ENEM está aí, e quem vai fazer não pode deixá-lo passar como uma prova qualquer. É preciso muita dedicação para conseguir uma boa nota. E por isso, trazemos algumas dicas boas para quem vai fazer o exame este ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo MEC em 1998, sobretudo para avaliar os estudantes que finalizavam o Ensino Médio. Em 2009, o ENEM transformou-se a principal forma de ingresso às universidades.

Vamos então com algumas dicas sobre o ENEM. É muito importante que conheça logo o site do INEP (enem.inep.gov.br), que é onde ficam as informações oficiais do ENEM. Quem se prepara desde cedo, sempre tem uma vantagem maior aos demais. As inscrições já começam em maio, e as provas serão realizadas em novembro, ou seja, oito meses de preparação. Quem deixa para estudar de última hora sempre fica em desvantagem. Por isso, prepare-se. Quanto mais cedo, melhor.

E não é só começar a estudar desde já. É legal também que o candidato exercite sua leitura, tendendo sempre para o lado de desenvolvimento da interpretação de textos, já que as questões do ENEM requerem uma grande interpretação, além de ser grande ajuda para a escrita da redação. Geralmente as redações do ENEM seguem uma linha de reflexão, raciocínio e análise crítica sobre assuntos como cultura, questões sociais e políticas.

Uma outra ajuda para o momento do exame, é sempre manter a calma e a concentração. Por isso, tente encarar o exame da forma mais tranquila possível. É permitido que leve alimentos para a hora da prova. Por isso, é sempre bom levar algumas barrinhas de cereal, chocolates, confeitos, balas, e principalmente uma garrafinha de água.

Outra dica é separar tudo o que irá levar para o exame com antecedência. Não esquecer principalmente a identidade, ou documento de identificação que contenha foto, o Cartão de Confirmação de Inscrição, no qual está o endereço e o número da sala, caneta transparente preta (mais de uma é sempre melhor!).

Essas foram apenas algumas dicas principais para o ENEM. Portanto, prepare-se para o exame e bons estudos!

Postado por Phelipe Moraes