O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem crescido muito a partir dos últimos anos e tem trazido com ele as mais importantes universidades do país. Se antes cada faculdade tinha o seu próprio vestibular, isto mudou. Algumas ainda optam por ter seus próprios vestibulares, mas ainda assim usam a nota do ENEM ou como primeira fase de seu vestibular ou como complemento da nota. Hoje, o ENEM é a grande porta de entrada para as pessoas que desejam fazer uma faculdade, seja ela pública ou privada (PROUNI).

No ano de 2011, foram 83 universidades públicas a aderirem ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) para convocarem os aprovados para o primeiro semestre de 2012, de acordo com o MEC (Ministério da Educação). Para o segundo semestre do mesmo ano, outras 48 instituições também usaram o SiSU. Com estes números, podemos ver o crescimento do exame. Estima-se que este ano a ascensão do ENEM deve continuar.

Como dito anteriormente, a média do ENEM continuará sendo usada como complemento dos vestibulares, ou até mesmo substituindo-os. Dessa forma, há uma maior vantagem para os estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades de outro estados.

Abaixo, uma lista das principais universidades do país que se utilizaram da nota do ENEM de alguma forma no ano passado:

– Universidades que usaram o ENEM 2012 como sua única fase: Faculdades Federais de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre outras.

– Universidades que usaram o ENEM 2012 como sua primeira fase, ou apenas complemento: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF) entre outras.

Todas as informações acima citadas são tomadas como base na última edição do ENEM. É provável que haja algumas alterações para este ano. Poderá ser conferido no site do MEC (http://www.mec.gov.br/) uma lista completa das universidades participantes do ENEM 2013. Ainda no site do MEC os participantes poderão checar as vagas concedidas para cada curso.