Enem 2012Após especulações a respeito de duas edições do ENEM 2012, que ocorreriam em abril e novembro deste ano, o órgão responsável pela aplicação dos exames INEP decidiu pela não aplicação da prova neste mês, desistindo do projeto de duas edições para este ano. Contudo, a presidente Dilma Roussef afirmou que em 2013, o ENEM terá duas edições.
O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a maior porta de entrada dos jovens para as faculdades públicas do país. Em 2011 o exame obteve uma média de 5,3 milhões de inscritos. Para fazer o exame é necessário se inscrever no site do ENEM, e depois pagar uma taxa de inscrição, a qual deverá ser igual ao do ano passado, no valor de R$ 35,00. Há algumas exceções ao pagamento da taxa para:
– Alunos que estiverem no último ano do Ensino Médio, e que sejam de instituições públicas de ensino;
– Estudantes do último ano da rede privada que detenham bolsa de estudos e comprovem, através de uma declaração de carência, que não podem realizar o pagamento da taxa;
– Pessoas que já terminaram o Ensino Médio e que não apresentam condições para o pagamento da taxa de inscrição, também através do preenchimento da mesma declaração de carência, a disposição no ato da inscrição.
Atualmente, mais de 600 Instituições de Ensino Superior do Brasil aproveitam as notas do ENEM como primeira fase em seus processos de seleção para entrada, e até mesmo outras utilizam todo o ENEM como única forma de ingresso.
Quem já possui 18 anos e já terminou o Ensino Médio, porém não obteve o Diploma, ao fazer o exame do ENEM, pode optar por receber um Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Entretanto, é necessário uma pontuação mínima para a obtenção deste certificado, determinada pelas Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Ensino, que são os responsáveis pelos certificados.
As provas deste ano serão aplicadas em 03 e 04 de novembro.

Postado por Phelipe Moraes