Arte no EnemO Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal porta de entrada, para os jovens do nosso país, em uma universidade, e sabemos que ele vem mudando a cada ano que passa. Muitas matérias que não figuravam antes no exame, agora passaram a integrar as questões da prova, que é o caso das artes.

Foi feita uma pesquisa na qual de 1998 a 2009, várias questões sobre artes constavam na prova. Eram perguntas a respeito de Guernica (quadro de Pablo Picasso), Tarsila do Amaral, Van Gogh, Portinari e Anita Malfatti. Já no ano seguinte, em 2010, questões sobre o Modernismo, Salvador Dalí, Monet, Picasso, Da Vinci, Andy Warhol e novamente sobre Anita Malfatti. No ano passado, 2011, as questões vieram melhor elaboradas, e falavam sobre a Arte Urbana, Arte Conceitual, Arte Pré-histórica e novamente a tela Guernica de Picasso.

Ou seja, após tantos anos de questões a respeito das artes, não há dúvidas de que neste ano também teremos questões dessa matéria. Em 2010, o ENEM colocou 4 questões que estavam relacionadas às artes visuais. Assim, é importante que além de estudar sobre as matérias mais comuns, estude-se também as artes visuais e sua história, pois quatro questões pode te colocar na frente de milhares de candidatos do exame.

Por isso, fique ligado e estude bastante. Bons estudos, e boa sorte!!

Postado por Phelipe Moraes